Captura/Extrativismo vs Criação em Cativeiro

A questão da captura/extrativismo vs criação em cativeiro. Peixes como Acarás Discos (Symphysodon discus e S. aequifasciatus), Acará Bandeiras (Pterophyllum scalare, P. Leopoldi e P. altum), Tetra Neon (Paracheirodon innesi), Tetra Cardinal (P. axelrodi), Neon Verde (Paracheirodon simulans), Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi), Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus), Corydoras (Corydoras spp.), (afinal todas as variedades que temos vieram deles.

Corydoras idem, afinal varias pessoas têm desova em aquários e tem as variedades com cauda em véu e albinas. A população ribeirinha poderia ser aproveitado em forma de cooperativas, criando esses peixes, reproduzindo e vendendo. É claro que para isso seria necessária uma capacitação e um incentivo financeiro inicial. Coisa que nosso governo e Ministério do Meio Ambiente não tem interesse. Mas os igarapés agradeceriam.

Ai que saudades do meu Ministro Carlos Minc. Ah, mais uma consideração sobre os neons: a legislação determina tamanho mínimo para a coleta, contudo, as fêmeas maiores são mais prolíficas. Há a possibilidade de essa prática estar gerando uma população anã de peixes como já ocorreu com outras espécies como o dourado de rio.

Fotos: Gabriela Oliveira e Eco Reef




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moreia de Fogo (Mastacembelus erythrotaenia)

Parte 1 de 3 sobre Bioeletrogênese e Eletrorecepção, Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons)

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)