Moluscos e Crustáceos parte 1

Vamos sair um pouquinho dos peixes e falaremos de moluscos e crustáceos

Parte 1:

Antes de mais nada é necessário ver a compatibilidade desses animais com os peixes.

As ampulárias (Pomacea sp.) necessitam de 10 a 15 litros por animal, e assim como outros caramujos não devem ser mantidos com bótias e mocinhas, baiacus, peixes gatos como como Bunocephalus spp. e Leiocassis spp., ciclídeos africanos, como Pseudotropheus spp. e Melanochromis spp. Ciclídeos americanos de médio-grande porte (oscar, jurupari); Algumas espécies de Apistogramma spp.; Vários anabantídeos, como Betta spp. e Trichogaster spp.; Vários ciprinídeos, especialmente lábeos (Epalzeorhynchus spp. e Morulius spp.), mas também kinguios, carpas e barbos. Como outros caramujos, necessitam de uma concentração mínima de cálcio, ou suas conchas se tornam quebradiças e podem chegar a óbito. Águas muito ácida podem ter o mesmo efeito. São fáceis de alimentar e limparão as plantas e algas do vidro do aquário, bem como Uma limpa a concha da outra, mas uns otocinclus podem ajudar nesse trabalho.

Fotos: Planeta do Invertebrados





Outros caramujos benéficos são o Caramujo Trombeta (Melanoides tuberculata), meu favorito, que revira o fundo do aquário e limpa as plantas.Alimenta-se essencialmente de microalgas, mas em aquários pode alimentar-se também de restos de ração.

Foto: Aquahobby.com



É um ótimo caramujo para quem não gosta, pois passa a maior parte do tempo enterrado.Temos também o Caramujo Physa (Physa acuta),que diferente do Trombeta nada pelo aquário inteiro.

Foto: MyAquarium

Um dos favoritos é o Ramshorn (Planorbarius corneus), com diversas cores, como todos os caramujos são onívoros, mas necessitam de dieta rica em vegetais.

Fotos: Snail Mail Catalog, Shrimptank.ca e Pick Click UK






E finalizando a parte 1 sobre caramujos, vamos Caramujo Assassino ou Caramujo Helena (Anentome spp.). Esses lindos caramujos irão comer sem dó os outros caramujos e invertebrados do aquário, os camarões não estão salvos, principalmente à noite.

Fotos: Planeta dos Invertebrados





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moreia de Fogo (Mastacembelus erythrotaenia)

Parte 1 de 3 sobre Bioeletrogênese e Eletrorecepção, Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons)

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)