Gar ou Garpike (Atractosteus spp. e Lepisosteus spp.)

Gar ou Garpike (Atractosteus spp. e Lepisosteus spp.).

São peixes que habitam ambientes dulcícolas e salobros no Leste da América do Norte e Central, podendo também ser ocasionalmente encontrados em ambiente marinho (Atractosteus tristoechus).

Foto: Fishbase



Divididos em apenas 2 gêneros (Atractosteus e Lepisosteus) contendo 7 espécies. Gars do género Atractosteus são similares a jacarés, sendo maiores, mais largos e possuindo a boca maior que os Lepisosteus, que possuem boca em forma de bico e corpo mais fino. Encontrados apenas na América do Norte. A característica mais primitiva é a dura armadura, à volta do seu corpo, formada por escamas ganóides. Possuem ainda vesícula natatória ligada diretamente à faringe, podendo funcionar como um pulmão, proporcionando a estes peixes a possibilidade de habitarem ambientes com baixo nível de oxigênio dissolvido, ou até mesmo águas poluídas, retirando oxigênio diretamente da atmosfera. Possuem mandíbulas longas com dentes afiados, cauda heterocercal e barbatanas dorsais próximas à cauda.

Foto: Aminoapps



Todas as espécies de Gars chegam a tamanhos consideráveis, podendo atingir 300 cm, como o gar jacaré, e até mesmo o menor deles atinge cerca de 60 cm. São peixes que normalmente habitam ambientes de água lêntica, preferindo sempre nadar próximo à superfície dos rios e lagos, em pequenos grupos. Crescem de forma relativamente rápida, chegando a determinado patamar em poucos anos e a partir daí crescendo lentamente.

Foto: Aquadiction World




Na fase jovem são extremamente frágeis, podendo ferir-se facilmente e comprometer a sua estrutura corporal. Portanto, evite deixar o aquário em locais movimentados, sobretudo quando juvenis ou ainda inseri-los em aquários pequenos ou com excessiva movimentação de água. Predadores vorazes, capturam as suas presas oportunamente utilizando a sua poderosa dentição, mas no geral são pacíficos podendo conviver com peixes de grande porte e também pacíficos, desde que não caibam na sua boca.

O aquário mínimo deve ser de 1.400 litros Police cars revolving light Warning sign


Ref.: Aquarismo Paulista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moreia de Fogo (Mastacembelus erythrotaenia)

Parte 1 de 3 sobre Bioeletrogênese e Eletrorecepção, Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons)

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)