Gourami Chocolate (Sphaerichthys osphromenoides)

 E o peixe de hoje é o Gourami Chocolate (Sphaerichthys osphromenoides), Família Osphronemidae. Nativo da Ásia, Indonésia e Malásia.

Chega a 6 cm e vive cerca de 5 anos. O aquário mínimo deve ser de 100 litros, densamente plantado, com troncos e raizes são necessárias áreas de refúgio e sombria para abrigar a espécie e substrato arenoso e macio.

Ficam mais a vontade sob iluminação fraca e plantas como Microsorum, Taxiphyllum, Cryptocoryne e Anubias são recomendadas, uma vez que irão crescer sob tais condições. O pH deve ser mantido entre 4 a 6.

São bastante pacíficos, devendo ser mantidos com peixes de mesmo temperamento. Podem surgir disputas, mas sem consequências graves. Devem ser mantidos em grupos de no mínimo 6 indivíduos.

Carnívoros, podem ser condicionados a aceitar ração. Ovíparos, os machos adultos exibem um perfil da mandíbula inferior uniformemente reto e uma forma geral da cabeça mais pontiaguda do que as fêmeas, em que a mandíbula é levemente arredondada devido à presença de pele distensível que é expandida durante a época de reprodução. O ritual de acasalamento é similar a outros Anabantoides. O macho envolve a fêmea no abraço nupcial. O processo de desova pode levar várias horas com os ovos postos e fertilizados no substrato e a fêmea os coletando diretamente na boca. A área circundante é defendida por ambos os peixes. Normalmente é liberado cerca de 10 a 40 ovos.

A fêmea manterá os ovos em sua boca entre 14 a 20 dias, onde os alevinos eclodem e nadam livremente após este período. Neste período a fêmea se alimentará muito pouco e após os alevinos estarem liberados de sua boca ela diminuirá interesse por ele.
Referência: Aquarismo Paulista

Foto: Neil Hepworth (Aquarismo Paulista)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peixe Folha da Amazônia (Monocirrhus polyacanthus)

Betta persephone

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)