Acará Disco (Symphysodon aequifasciatus, Symphysodon discus)
Na primeira postagem um peixe muito especial. O Acará Disco (Symphysodon aequifasciatus, Symphysodon discus), brasileiro, ciclídeo, esse tímido peixe amazônico tem uma característica fantástica em sua reprodução, eles “amamentam” os filhotes. O casal escolhe o local para colocar os ovos limpa com muito cuidado, cuida para que fiquem oxigenados e após o nascimento os alevinos se alimentam do muco secretado pelos pais. Esse comportamento só é observado nas duas espécies de acarás discos e em outro ciclídeo amazônico chamado Uaru.
O aquário mínimo para Acará Disco deve ser de 200 litros, e mais 50 litros por indivíduo, (lembrando que os selvagens requerem mais espaço) e devem ser mantidos no mínimo em grupos de 6 indivíduos. Pessoalmente acho melhor grupos de 8. Se quiser manter com neons é importante colocar os neons primeiro e depois adicionar os discos ainda filhotes, para que não os vejam como alimento. O mesmo serve para Acarás Bandeiras.
São peixes bastante pacíficos, porém se não houver um grupo mínimo eles chegam a se matar estruturando a hierarquia ou demarcando seu território. Quando adquiro um novo refaço todo o layout do aquário.
Tenho um aquário de 300 litros para Discos e não tenho coragem de colocar selvagens, pois acho muito pequeno para eles.
Foto: Cristiano Martins
Comentários
Postar um comentário