Tricogaster Leri (Trichogaster leerii)

 O peixe de hoje é uma paixão antiga, o Tricogaster Leri (Trichogaster leerii). Esse lindo peixe de águas ácidas asiático aprecia uma densa vegetação e é encontrado em pântanos e pequenos riachos. Pode chegar aos 12 cm, viver mais de 5 anos e é bastante pacífico. O aquário mínimo deve ser de 80 litros.

Foto: Henk Van Buuren


Onívoro, aprecia pequenos invertebrados, porém necessita de vegetais em sua alimentação também. Os machos (acima) são mais coloridos e possuem as nadadeiras dorsais mais compridas e pontiagudas, as fêmeas (abaixo) são mais roliças e e maiores.

Foto: Dahms Tierlebende


O macho constrói um ninho de bolhas, abraça a fêmea para liberar os ovos e fecundá-los, coloca no ninho, algumas vezes com ajuda da fêmea e depois cuida dos ovos e dos filhotes.
Uma curiosidade é que tanto nessa espécie, quanto nos outros anabatideos,as fêmeas também cuidam dos filhotes, porém não é recomendado deixá-las, pois o casal não fica junto após a reprodução e o gasto energético da fêmeas é sempre maior, principalmente nas espécies em que o macho agride as fêmeas durante a corte.

Fotos: Bioaquabrasil.wordpress.com











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moreia de Fogo (Mastacembelus erythrotaenia)

Parte 1 de 3 sobre Bioeletrogênese e Eletrorecepção, Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons)

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)