Aruanã ou Peixe Macaco (Osteoglossum bicirrhosum)
Indo para águas amazônicas com esse “primo” do Pirarucu, o Aruanã ou Peixe Macaco (Osteoglossum bicirrhosum). São peixes que retiram ar da atmosfera e chamados de peixes macaco, pois saltam para apanhar insetos e aves dos galhos das árvores. O aquário mínimo deveria ser de 1.500 litros.
Hoje em dia o comércio ornamental dessa espécie foi proibido, só sendo permitido a venda para consumo da carne e das espécies asiáticas para o mercado ornamental. Diferente do seu parente asiático, que é um peixe solitário, os brasileiros vivem em cardumes, e na minha opinião são mais bonitos. Acho realmente uma tristeza não poderem ser comercializados para o mercado ornamental, já que são criados para o abate.
Os filhotes eram vendidos ainda com o saco vitelínico, e num famoso caso um Aruanã que foi crescendo, passou a morder a própria cauda. Comportamento esse que passou quando o peixe foi transferido para um tanque maior.
Eu tive o privilégio de observar um cardume lindo desses peixes, com escamas avermelhadas em um lago no Amazonas. Espetacular.
Fotos: Fishbase, Commons.wikimedia.org
Comentários
Postar um comentário