Tralhoto (Anableps microlepsis e Anableps anableps)
Os Tralhotos possuem uma característica muito interessante, seu olho é dividido em duas partes, sendo uma adaptada para ver debaixo d’água e outra fora dela. Na Amazônia ocorrem Anableps microlepsis e Anableps anableps. Eles são onívoros, se alimentando de peixes, pequenos caranguejos, insetos e outros artrópodes e algas.
Tanto os machos quanto as fêmeas possuem órgãos sexuais orientados (os macho possuem gonopódios), ou para a direita, ou para a esquerda, ocorrendo a cópula apenas em pares invertidos: machos destros com fêmeas canhotas e machos canhotos com fêmeas destras.
O aquário mínimo para a espécie deve ser de 200 litros e preferencialmente de água salobra, com troncos e galhos simulando um mangue. Pode se manter uma área seca formada por pedras planas ou areia. Plantas não são necessárias, porém algumas resistentes como Anubias e Microsorum podem e devem ser utilizadas. São peixes bastante interativos que saltam para pegar ração na mão. É um daqueles peixes que se tiver a oportunidade de encontrar em uma loja e puder dar um lar apropriado, não pense duas vezes e leve para casa. São muitos especiais.
Fotos Frank Tiegler e Phillip Colla
Comentários
Postar um comentário