Esturjão (Acipenser)

 O peixe de hoje sofre pois sua ova é considerada uma iguaria, o Esturjão (Acipenser sp) várias espécies da família Acipenseridae, todas consideradas vulneráveis, em perigo ou em perigo crítico.

Esses gigantes gentis comumente chegam aos 3m, havendo espécie com 5,5m e registros de indivíduos gigantescos de 7m. São peixes pré-históricos que vivem mais de 100 anos. Alguns vivem exclusivamente em água doce e dentre as espécies que vivem no mar são poucas as que se afastam da área costeira, subindo os rios para se reproduzir. Pessoalmente, eu não consigo admitir a ideia de comer caviar, pensando que cada bolinha é um possível peixe em risco de extinção. Comi sem saber uma única vez em um aperitivo, senti o sabor de maresia em conserva, vi no espelho meus lábios negros e parei imediatamente.

Vi um dia desses um rapaz português com um filhotes de esturjão no aquário. Fiquei bastante triste. Para que colocar um animal que chega a 5 metros e vive mais de 100 anos em um aquário? Já não basta comer os possíveis futuros filhotes? Realmente uma pena.
Fotos: Oceaninspiratian.net, Lubomir Lasek






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moreia de Fogo (Mastacembelus erythrotaenia)

Parte 1 de 3 sobre Bioeletrogênese e Eletrorecepção, Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons)

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)