Oscar, Apaiari (Astronotus crassipinnis, Astronotus ocellatus)

 Após a postagem de ontem não posso deixar de falar do meu querido Oscar, ou como prefiro chamar, Apaiari no início a espécie mais utilizada era a Astronotus crassipinnis, que chega aos 45 cm porém com o tempo foi sendo substituída pela espécie menor. O aquário mínimo deve ser de 375 litros.

Foto: Amazon Exotic Import



Já o parente menor, o A. ocellatus, (ocorrem) híbridos entre ambos. Necessita de uma aquário mínimo de 200 litros. Ambos são peixes extremamente inteligentes, que se beneficiam bastante de enriquecimento ambiental. Muitas pessoas tendem a alimentar apenas com alimento vivo, porém são peixes onívoros, que se beneficiam de uma dieta balanceada com alto teor de proteína, mas contendo vegetais. Troncos, rochas e plantas bastante resistentes ou flutuantes serão apreciadas. No mínimo 200 litros por casal é o recomendado e a temperatura deve ficar em torno de 28 graus. Comem na mão e são muito interativos.

Foto: Betta Solutions



Fica uma dica aqui: fezes compridas não é o normal nos peixes. Pode ser sinal de excesso de proteínas, se estiverem por demais pálidas pode ser sinal de parasitas internos.
Ração balanceada é muito importante.
Eu, pessoalmente gosto muito das marcas Tetra e Sera. Boas para Oscars são a Tetra Cichlid Jumbo Stick e a Sera Cichlid Sticks

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moreia de Fogo (Mastacembelus erythrotaenia)

Parte 1 de 3 sobre Bioeletrogênese e Eletrorecepção, Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons)

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)