Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi) e Tetra Neon (Paracheirodon innesi)

 O Tetra Cardinal (Paracheirodon axelrodi) e o Tetra Neon (Paracheirodon innesi) são duas jóias do Amazonas. Esses Maravilhosos peixinhos são extensivamente extraídos dos igarapés para suprir a demanda mundial. Contudo nos países asiáticos já se reproduzem esses peixes, que aliás são extremamente prolíficos, com bastante sucesso, havendo inclusive as variedades albinas e com cauda em véu.

O Tetra Neon é um pouco menor, atingindo 3,5 a 4,5 cm no máximo, a iridescência é azul e a faixa vermelha é interrompida no meio da barriga. Já Tetra Cardinal é um pouco maior, chega a 5 cm, a iridescência é azul esverdeada e a faixa vermelha é contínua.

Eles algumas vezes são atacados pela conhecida "doença do neon", que não ataca apenas neons, a plistoforose, bastante contagiosa, causada pelo esporozoários Plistophora hyphessobryconis. A cura para essa doença é muito difícil, aconselha-se tentar banho de solução de 2,5g de euflavina ou 2g de azul de metileno para 100 litros de água durante 15 dias. 

Muitas pessoas acreditam que se tratam de peixes frágeis, mas isso não procede. Eles passam por muito estresse desde a coleta, até o exportado, novo transporte, loja e até os aquários definitivos, sendo que nas lojas, assim como no exportador, há várias remessas, misturando peixes sadios com peixes doentes. Na verdade eles são peixes bastante resistentes. Eu tinha um aquário com cerca de 100 Tetra Cardinais, sempre alimentei com Tetra Color Bits (uma ótima ração formulada para Acará Disco, dentre outros peixes), meus neons eram enormes e muito coloridos. Uma antiga professora de matemática, muito querida minha, que estava dando aula particular para aminha irmã tinha me pedido alguns, e eu neguei. Quando ela foi vê-los, imediatamente ela disse: agora eu entendo porque você não dá, seus neons são um espetáculo. E eles viveram muito e sempre enormes e coloridíssimos.

Pena não serem reproduzidos aqui para não sobrecarregar nossos igarapés.

São necessários de 5 a 10 litros por indivíduo, o aquário não deve ter menos de 40 litros, e o ideal é ter o mínimo de 6 neons.

Fotos Ricardo Kobe e Antonio Guerreiro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peixe Folha da Amazônia (Monocirrhus polyacanthus)

Betta persephone

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)