Peixe Paraíso (Macropodus opercularis)

Nessa viagem em Matutu, MG, tenho que falar do Peixe Paraíso (Macropodus opercularis), esse simpático peixe asiático, muito encontrado em campos de arroz pode chegar aos 10 cm e viver 5 anos, seu aquário deve ter no mínimo uns 60 litros e ser bem tampado, pois são ótimos saltadores.

Foto: Markus Müller

Vão apreciar um aquário bem plantado e podem se tornar agressivos com outros labirintideos/anabatideos como colisas, bettas ou trichogasters.

O ideal é manter duas fêmeas por macho e cerca de 6 indivíduos para diminuir a agressividade. Um aquário de grande porte, com muitos esconderijos diminuirá as linhas de território. São onívoros e usados no controle biológico de esquistossomose e arboviroses (dengue, chikungunya, febre amarela etc). Devem ser mantidos com peixes que não possam ser devorados por eles.

Foto: Sims Tropical Fish


Os machos possuem as nadadeiras mais alongadas e são mais longilíneos. Na época de reprodução constroem um ninho de bolhas, as fêmeas se encaminham para lá, os machos dão o abraço nupcial, recolhe os ovos, que irá cuidar até que eclodam e que nadem livremente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peixe Folha da Amazônia (Monocirrhus polyacanthus)

Betta persephone

Peixe Mosquito (Gambusia affinis)